
SUICÍDIO, UM RISCO SILENCIOSO
Como acontece o Outubro Rosa e o Novembro Azul, há 2 anos criou-se o movimento de conscientização sobre o suicídio, chamado de Setembro Amarelo, que é uma campanha preventiva de incentivo à vida, por meio de medidas socioeducativas e divulgação na mídia, para alertar a sociedade para a prevenção do suicídio.
Atualmente o suicídio é a segunda maior causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos e segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 9 entre 10 casos poderiam ser prevenidos por estarem associados a patologias de ordem mental que são diagnosticável e tratáveis, principalmente a depressão.
O principal é demonstrar que você se importa. Alguns comportamentos, como deixar de sair com os amigos, demonstrar tristeza por muito tempo ou ter alterações expressivas no humor podem indicar que pessoas próximas precisam de ajuda. "Chame para uma conversa, fale que você percebeu que alguma coisa está acontecendo. Em vez de ficar com receio, toque no assunto. Às vezes a pessoa só precisa falar o que está sentindo". A melhor forma de ajudar é dar a devida atenção. Aconselhá-lo a procurar um profissional competente, pois é importante contar com atendimento psicológico em casos como este.
